@mor - Daniel Glattauer



Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma
Ano: 2012
Páginas: 184
Nota: 3/5

Sinopse: "Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista.Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura."

@mor é um livro romântico, engraçado e curioso, adjetivos presente nos personagens: O adorado e culto Leo Leike e a garota com uma vida intrigada, Emmi Rothner. Tudo começa com um simples e-mail de reclamação de um produto, que duas pessoas até então desconhecidas vê neste, uma forma de se conhecer. Deixando o livro com um começo exótico.

A estória é contada através de e-mails, dos quais o leitor e cada personagem irão descobrir aos poucos a vida de cada um. Foi criativa a forma que o escritor retratou a vida online que temos, principalmente nas nossas conversas, onde muitas vezes temos medo de nos abrir a pessoas estranhas, porém são essas pessoas sem rosto que passam a fazer sentido em nossas vidas. Muitas vezes até lendo os diálogos percebi a forma que aquilo estava inserido diretamente na sociedade moderna. Os personagens buscaram em cada um, um ombro amigo, o "problema" foi o resultado dessas conversas.

O desenrolar da narração e um pouco metódica, em algumas situações onde os personagens passam um tempo a retratar de um único tema, mesmo assim não deixa o livro mal, já que na maioria dos diálogos são bem descontraídos e interessantes. Durante as conversas tive a rápida impressão desde o início dos verdadeiros sentimentos que já iam aparecendo da personagem Emmi e fui acabando não gostando de algumas atitudes dela, ela parecia apresentar as pessoas um papel para sua relação que não já estava ocorrendo. O enredo foi o mais surpreso, quando cheguei à última página queria saber como iria ocorrer no suposto encontro, só que foi ai que me dei conta que o livro já tinha terminado, espero que no próximo livro as coisas melhorem.

Comentários

Postagens mais visitadas