Pular para o conteúdo principal

A 5ª Onda - Rick Yansey


Título: A 5ª Onda
Autor: Rick Yansey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 368
Nota: 5/5

Sinopse: "Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!"

A 5ª Onda é o primeiro livro da trilogia escrita pelo autor Rick Yansey, sendo publicada no Brasil pela editora Fundamento. Este foi o primeiro contato com algum trabalho do escritor Yansey, confesso que me surpreendi muito com o andar da leitura do livro. Rick Yansey simplesmente não escreveu mais uma história onde o ser humano está perdendo a sua moradia, e que alguns terraquios irão salvar todos, além desse pano de fundo construindo por ele, o leitor irá perceber a cada página lida o toque leve e até mesmo alarmante de muitas questões já vivenciadas pela humanidade, todos os erros e acertos, tanto na percepção física quanto a psicológica.

Primeiro onda, segunda onda, terceira onda, quarta onda, e por fim a tão chegada quinta onda. É justamente na quinta onda que iremos conhecer Cassie, uma garota que perdeu tudo o que mais lhe era importante e agora está tentando ao máximo encontrar aquilo que ainda lhe faz viver que é o seu irmão Samy, mesmo sem nenhuma localização definitiva, sem nenhuma pessoa para lhe ajudar nesta dura missão, a não ser o nome de um suposto local e um caminho de incertezas, tentativas, aliais, neste mundo novo, não se pode confiar em ninguém, todos podem ser eles os Outros. Porém, o que não poderia ter acontecido é um encontro inesperado, um homem misterioso e aparentemente gentil, salva Cassie de um fim estupidamente solitário passando a manter o seu tempo cuidandando dessa garota. Esse "anjo" se chama Evan, até o momento parece ser o único fio de esperança para Cassie e o único disposto a ajuda-lá onde for preciso e necessário, não se importando do perigo que terão que enfrentar, chegando ao ponto de morrer por ela. Mas será uma boa escolha ter a companhia e ajuda de Ever? Mesmo ele sendo tão gentil e ao mesmo tempo está escondendo algo tão tenebroso? Nestas horas o que vale apena: se arriscar e lutar até o fim, ou desistir e morrer sem ter feito nada? Lembre-se, não se pode confiar em mais ninguém, eles estão em todas as partes e não querem simplesmente a terra, querem nos esmagar. 


O contexto em que A 5 Onda está inserido é um plano de muitas perguntas e discussões a ser é claro, discutidas. Um mundo devastado por invasão de extraterrestres, onde a única coisa que eles querem é a terra. Isso já está bem claro na sinopse do próprio livro, sendo assim, pode-se existir questionamentos de como o escritor irá explorar esse contato (terra vs vida extraterrestre), pois já é de conhecimento de todos algumas formas de contato tanto em filmes quanto em livros. Nesta obra, Yansey trás o contato entre esses dois mundos de forma um pouco diferente do habitual, e que só poderá ser descoberto ao passo que a leitura irá fluindo, ou possa ser que alguns que leiam irão encaixando peças até encontrar o X da questão. Confesso que fiquei com forma explorada pelo mesmo, e até fiquei alarmada com a vida real. Além disso, temos a forma narrada de todos os fatos, não iremos simplesmente saber de tudo pelos olhos e ouvidos da protagonista Cassie, além dela iremos conhecer um pouco de cada lado da moeda, tornando tudo mais interessante. Pode-se dizer que estamos diante a um quebra cabeça e cada peça deixada pelas vozes do livro deverá ser guardada. 

O extra desses livro, está nas referencias espalhadas pelo livro, que podemos está relacionando com acontecimentos ao longo do percusso da humanidade. Isto é, a cada largada em que a existência humana alcança, independente do fim desejado, seja uma nova tecnologia, uma nova descoberta ou outro feito, o ser humano está cada vez mais distanciando de si mesmo, e do planeta. Cada vez as pessoas passam a menos confiar nas outras, e quando confia se choca com uma revelação desagradável. O achar que pode ser maior do que todos, e que é o único ser racional, podendo a qualquer custo manipular e adestrar outro ser de qualquer planeta ou até galáxia que possa existir, vai deixando a humanidade cega com suas próprias fraquezas e subestimando o que está bem próximo a sua visão. A escuridão (acontecimento da primeira onda), deixa claro o tão dependente e frágil somos. Mesmo assim, lutamos acima de tudo para ainda poder existir, e é justamente neste ponto que o livro vem explorar, pessoas perdidas em momentos onde não há uma esperança, se levanta de forma surpreendente e volta a ser um peão na frente da batalha, ou mesmo aqueles que se arriscam em busca de uma promessa mesmo custando a própria vida, estamos sempre unidos, mesmo não parecendo.

Resumindo essa mega resenha, que poderia continuar em muitos parágrafos e palavras sem um fim definido. Leitura que inicia duvidosa, passos lentos até chegar ao ponto certo e prender o leitor até o fim, que foi muito sofredor pois fica com aquele gosto de logo iniciar o segundo. Mais um livro que vai além do gênero classificado, onde iremos poder enxergar as atitudes humanas e suas consequências. Neste caso, só lendo mesmo para poder tirar conclusões e poder conhecer melhor a obra. Boas Leituras! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TBR de Março ou TBR do Turista Literário?

Olá pessoas, tudo bem? Neste mês de Março, quero muito poder postar com mais frequência trazendo mais resenhas de livros diversos, assim como resenhas de mangá e animes. Deixo logo claro que se tiverem alguma indicação entre ambos itens citados acima, não deixe de comentar. Fico muito feliz em poder trazer algo que queiram.
Mas voltando ao que interessa, mês passado fui separando a minha TBR para esse mês seguindo basicamente a necessidade de dá a devida atenção e assim continuidade dos projetos. Não sei se todos são assim, mas acredito que só consigo fluir mais nas leituras quando estabeleço uma meta, mesmo que não vá cumprir ela rigidamente. Foi assim, que surgiu essa lista de leituras em um belo dia.
Acredito que irão perceber que todos esses livros são da caixa do Turista Literário. Se alguém conhece, é assinante, ou não conhece ou outra coisa comente abaixo. 



Então? O que vocês acharam dessa monstruosa TBR? tem algum livro que você tem em casa mas não leu? Algum livro que você leu? M…

A Fúria e Aurora - Renée Ahdieh

Título: A Fúria e a Aurora Título Original: The Opportunist Autor (a): Renée Ahdieh Editora: Globo Alt Páginas: 336 Ano: 2016
Avaliação: ☆☆☆☆☆


Sinopse: "Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas qua…

Sereia - Tricia Rayburn

Título: Sereia Título Original: Siren Trilogia: Sereia Autor (a): Tricia Rayburn Editora: Verus Páginas: 306 Ano: 2011 Avaliação: ☆☆☆☆☆
Sinopse:"Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena c…