Pular para o conteúdo principal

A 5ª Onda - Rick Yansey


Título: A 5ª Onda
Autor: Rick Yansey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 368
Nota: 5/5

Sinopse: "Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!"

A 5ª Onda é o primeiro livro da trilogia escrita pelo autor Rick Yansey, sendo publicada no Brasil pela editora Fundamento. Este foi o primeiro contato com algum trabalho do escritor Yansey, confesso que me surpreendi muito com o andar da leitura do livro. Rick Yansey simplesmente não escreveu mais uma história onde o ser humano está perdendo a sua moradia, e que alguns terraquios irão salvar todos, além desse pano de fundo construindo por ele, o leitor irá perceber a cada página lida o toque leve e até mesmo alarmante de muitas questões já vivenciadas pela humanidade, todos os erros e acertos, tanto na percepção física quanto a psicológica.

Primeiro onda, segunda onda, terceira onda, quarta onda, e por fim a tão chegada quinta onda. É justamente na quinta onda que iremos conhecer Cassie, uma garota que perdeu tudo o que mais lhe era importante e agora está tentando ao máximo encontrar aquilo que ainda lhe faz viver que é o seu irmão Samy, mesmo sem nenhuma localização definitiva, sem nenhuma pessoa para lhe ajudar nesta dura missão, a não ser o nome de um suposto local e um caminho de incertezas, tentativas, aliais, neste mundo novo, não se pode confiar em ninguém, todos podem ser eles os Outros. Porém, o que não poderia ter acontecido é um encontro inesperado, um homem misterioso e aparentemente gentil, salva Cassie de um fim estupidamente solitário passando a manter o seu tempo cuidandando dessa garota. Esse "anjo" se chama Evan, até o momento parece ser o único fio de esperança para Cassie e o único disposto a ajuda-lá onde for preciso e necessário, não se importando do perigo que terão que enfrentar, chegando ao ponto de morrer por ela. Mas será uma boa escolha ter a companhia e ajuda de Ever? Mesmo ele sendo tão gentil e ao mesmo tempo está escondendo algo tão tenebroso? Nestas horas o que vale apena: se arriscar e lutar até o fim, ou desistir e morrer sem ter feito nada? Lembre-se, não se pode confiar em mais ninguém, eles estão em todas as partes e não querem simplesmente a terra, querem nos esmagar. 


O contexto em que A 5 Onda está inserido é um plano de muitas perguntas e discussões a ser é claro, discutidas. Um mundo devastado por invasão de extraterrestres, onde a única coisa que eles querem é a terra. Isso já está bem claro na sinopse do próprio livro, sendo assim, pode-se existir questionamentos de como o escritor irá explorar esse contato (terra vs vida extraterrestre), pois já é de conhecimento de todos algumas formas de contato tanto em filmes quanto em livros. Nesta obra, Yansey trás o contato entre esses dois mundos de forma um pouco diferente do habitual, e que só poderá ser descoberto ao passo que a leitura irá fluindo, ou possa ser que alguns que leiam irão encaixando peças até encontrar o X da questão. Confesso que fiquei com forma explorada pelo mesmo, e até fiquei alarmada com a vida real. Além disso, temos a forma narrada de todos os fatos, não iremos simplesmente saber de tudo pelos olhos e ouvidos da protagonista Cassie, além dela iremos conhecer um pouco de cada lado da moeda, tornando tudo mais interessante. Pode-se dizer que estamos diante a um quebra cabeça e cada peça deixada pelas vozes do livro deverá ser guardada. 

O extra desses livro, está nas referencias espalhadas pelo livro, que podemos está relacionando com acontecimentos ao longo do percusso da humanidade. Isto é, a cada largada em que a existência humana alcança, independente do fim desejado, seja uma nova tecnologia, uma nova descoberta ou outro feito, o ser humano está cada vez mais distanciando de si mesmo, e do planeta. Cada vez as pessoas passam a menos confiar nas outras, e quando confia se choca com uma revelação desagradável. O achar que pode ser maior do que todos, e que é o único ser racional, podendo a qualquer custo manipular e adestrar outro ser de qualquer planeta ou até galáxia que possa existir, vai deixando a humanidade cega com suas próprias fraquezas e subestimando o que está bem próximo a sua visão. A escuridão (acontecimento da primeira onda), deixa claro o tão dependente e frágil somos. Mesmo assim, lutamos acima de tudo para ainda poder existir, e é justamente neste ponto que o livro vem explorar, pessoas perdidas em momentos onde não há uma esperança, se levanta de forma surpreendente e volta a ser um peão na frente da batalha, ou mesmo aqueles que se arriscam em busca de uma promessa mesmo custando a própria vida, estamos sempre unidos, mesmo não parecendo.

Resumindo essa mega resenha, que poderia continuar em muitos parágrafos e palavras sem um fim definido. Leitura que inicia duvidosa, passos lentos até chegar ao ponto certo e prender o leitor até o fim, que foi muito sofredor pois fica com aquele gosto de logo iniciar o segundo. Mais um livro que vai além do gênero classificado, onde iremos poder enxergar as atitudes humanas e suas consequências. Neste caso, só lendo mesmo para poder tirar conclusões e poder conhecer melhor a obra. Boas Leituras! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TBR da Maratona 24hs ou Leituras não concluídas?

Olá pessoas, tudo bem? Hoje venho anunciar que o blog Liiteroma estará realizando nesta quarta-feira uma maratona de 24sh relâmpago. 
Para quem não sabe, a maratona 24hs consta em você escolher algumas leituras entre livros/quadrinhos/mangás, onde irá fazendo a leitura no período de 24 horas. Neste caso, será realmente um assustador feito para um leitor e até um sonho o mesmo está na companhia da leitura durante tantas horas.
Mas, nesta maratona não irei selecionar livros novos na estante e sim aqueles dos quais não foi feita a finalização da leitura. Sim, ao longo de alguns dias/meses venho carregando alguns livros não finalizados e para ver se consigo adiantar a leitura dos mesmos, preferi montar minha TBR com eles.
Enfim vamos a TBR.
Him - Sarina Bowen, Elle KennedyA Força do Amor - Elizabeth ChandlerInferno - Dan BrownO Clã dos Magos - Trudi CanavanIchigo 100% - Mizuki Kawashita (Volume 02)Highschool of the Dead - Daisuke Sato; Shouji Sato (Volume 01)


Então, espero poder conseguir con…

A Sereia - Kiera Cass

Título: A Sereia
Título Original: The Siren Autor: Kiera Cass Editora: Seguinte Ano: 2016 Páginas: 328 Nota: 3/5
Sinopse: "Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal , logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração."


                           ➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻➻


Ano passado pude ter a experiência de ler o primeiro livro da série a Seleção escrita pela autora Kiera Cass. Durante o percurso da …