A Geografia de Nós Dois - Jennifer E. Smith


Título: A Geografia de Nós Dois
Autor: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 272
Nota: 4/5

Sinopse: "Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade."

A Geografia de Nós Dois escrito pela autora Jennifer E. Smith publicado no Brasil. Para se imaginar, nunca tinha lido nenhuma obra de Jennifer E. Smith, já conhecia uma mas nunca me interessou. Quando vi que a editora Galera Record trouxe para o Brasil o livro, resolvi conhecer a escrita da autora e não foi uma leitura que me arrependesse, pelo contrário eu fui surpreendida durante cada capítulo e conseguir viajar as tantos lugares no globo em apenas algumas horas do dia.

Na cidade que nunca dorme um desastre ocorreu, por algumas horas Nova York é tomada pela escuridão e pelo silêncio. Em um dos apartamentos, dois jovens acabam por azar do momento ficando presos no elevador, e é a partir daquele ocorrido que ambos começam uma ligação. Lucy é uma das moradoras antigas do prédio, ela mora no vigésimo quarto andar, é estudiosa, seus pais tem condição financeira boa e sempre vivem conhecendo lugares pelo mundo, mas nunca leva a filha. Owen mora no subsolo com o pai que conseguiu o trabalho ali, ambos vem de longe nos Estados Unidos, trazendo consigo a dor de perder alguém querido. Diante o ocorrido, uma pequena chama é ligada e o momento no elevador só será o início, já que apos isso ambos passam algumas horas na companhia um do outro, se conhecendo mais e mais. Como duas pessoas tão diferentes pode pensar em amor? Será que os opostos se atraem? 

Assim iniciamos a leitura de A Geografia de Nós Dois, uma forma curiosa em que a autora buscou mostrar ao leitor onde habita o amor, a ausência dea comunicação no seio familiar e o surgimento de um sentimento entre duas pessoas a partir de um momento inesperado. Durante toda a leitura, somos questionados se o amor tem um único lugar no globo, ou se o mesmo ultrapassa os limites e se estende até onde iremos. A cada lugar onde os protagonistas passam a verdade sobre essa questão começa a se tornar afirmativa, pois, mesmo estando a distâncias o pensamento e o coração estão em um único lugar. Atrelado ao amor, vamos conhecendo um dos grandes problemas entre as famílias que é a falta de comunicação podendo atrapalhar o seu desenvolvimento. Aqui, temos pessoas que se retraem ao perguntar ao outro suas opiniões e questionamentos com medo da resposta, permanecendo em uma situação de desconforto. E por fim, a relação entre o apagão em Nova York mostrando que apesar de tomarem caminhos diferentes estando em constantes apagões, existe um único sentimento iluminado.

Leitura rápida e reflexiva, com personagens vivendo momentos delicados na vida. Um ponto engraçado na leitura, foi poder viajar a mais lugares do que qualquer história e poder assim como a personagem, levar consigo o sentimento de saudade de cada pedaço de lugar. Além disso, não podendo esquecer que temos dois narradores no livro, Lucy e Owen, trazendo ao leitor diferentes pontos de vista por toda história criando uma proximidade entre o leitor e seus personagens. Por fim, deixo a vocês uma ótima sugestão apesar de só ter lido essa obra da autora. Não perca tempo e leia. Boas Leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas