Sereia - Tricia Rayburn


Título: Sereia
Título Original: Siren
Trilogia: Sereia
Autor (a): Tricia Rayburn
Editora: Verus
Páginas: 306
Ano: 2011
Avaliação: ☆☆☆☆

Sinopse: "Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre."



Escrita + Narrativa: A escrita de Rayburn é caracteristicamente no estilo crescente. Aos pequenos goles, o leitor irá acompanhar o desenvolvimento de seus personagens, do trama e de seus elementos, assim não ficamos sem informação aos elementos que envolve dando corpo a sua história. Um dos aspectos que deixa a história mais instigante é o mistério, este atrelado ao lado natural das próprias sereias, dá a impressão que a protagonista Vanessa está atrás de juntar as peças de um quebra-cabeças bem mais complexo possível. Alem desses pontos, ainda temos a forma da qual a autora consegue entrelaçar um acontecimento ao outro, formando uma teia.

Personagens: Este é um livro onde o seu elenco se destaca por serem bem explorados em cada papel. Percebemos a sincronia entre ambos e o ambiente, e eles entre si. Vanessa é uma garota tímida, com muitas inseguranças que de início parece viver e respirar aos pulmões e ações de sua irmã, mas no transcorrer da narrativa vemos que ela sempre teve pensamentos centrados e decisões únicas. Podemos assim dizer que ela é o típico personagem que luta pela verdade. 

Mitologia: Esse é mais um livro sobre mitologia de serias. Mas como cada versão dessa mitologia, a autora soube explorar as criaturas já bem conhecidas por nós com seu toque em especial. Assim como a escrita, Rayburn não nos apresenta a mitologia logo de início, mas vai nos dando pedaços de quem são essas criaturas fantásticas dando abertura para o leitor ir construindo elas. Em Sereia vemos o lado obscuro de cada sereia, dando promessa no próximo volume que elas podem e fazem o que for preciso.

Comentários