A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan


Título: A Pirâmide Vermelha
Título Original: The Red Pyramid
Trilogia:As Crônicas dos Kanes 
Autor (a): Rick Riordan
Editora:Intrínseca
Páginas: 448
Ano: 2010
Avaliação: ☆☆☆☆

Sinopse: "Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós."


História: A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da trilogia "As Crônicas dos Kanes". Neste volume, o leitor irá poder adentrar no mundo egípcio através das aventuras constantes que os protagonistas terão pela frente. Assim, iremos poder conhecer novos deuses, perspectivas diversas, modos de vida diferentes etc.                  

Narrativa + Escrita: Esse novo mundo que o autor Rick Riordan escolheu para nós mostrar, foi através de pontos de vista dos dois irmãos Carter e Sadie. Ao longo da narrativa teremos o lado de um mesmo acontecimento visto por duas pessoas, mas que unidos se tornam um só. Aqui, o leitor irá observar algo referente a uma entrevista, onde os personagens sempre passa o bastão a palavra do outro. Essa forma de intercalação não deixa a desejar a narrativa, em nenhum momento as falas se tornam repetições desnecessárias, acabando surtindo o efeito mais animador, pois ambos possui personalidades contrárias. E não pode esquecer que mais uma vez, temos aqui um livro que contagia o leitor a continuar a leitura, através de uma escrita leve, direta, rica em detalhes tanto nos personagens como no ambiente, além de uma forma tão pessoal em seus diálogos deixando tudo mais fluído. 

Personagens: Os personagens desse livro, são basicamente parentes distante de personagens de outras histórias do autor. Os Kanes são uma dupla única, onde existe aqueles momentos de ódio um com o outro e aqueles momentos de apoio onde mostra a existência da união. Mas, os Kanes se assemelham muito aos personagens de Percy Jackson pelo motivo de ambos serem crianças em um mundo repleto de mitologia/fantasia, além de carregarem um espírito aventureiro. Tanto em Percy quanto em Kanes, ambos carregam personalidades de um de cada dupla ser inteligente, ou mais impulsivo - carregando o mundo nas costas como um herói-, mas aqui o protagonista são ambos irmãos. Um item bem interessante nos livros do autor, é a forma como ele consegue lhe entregar personagens que ao longo da narrativa você irá começara a construir a pessoa e irá logo coloca-ló em um das listas: personagem amado x personagem odiado. 

Destaques: Não podemos negar que assim como na mitologia grega, aqui o autor não mede de encher o pote do conhecimento a cerca de deuses, idioma, costumes, cultura, magia, heliografias, criaturas das mais diversas formas e entre outros, com um leveza na escrita e uma conexão entre todos os seus integrares. Entretanto, não podemos deixar de frisar, a semelhança em alguns momentos, quase como se estivesse relendo outra obra do mesmo. Acredito que o leitor irá ter muitos momentos de déjà vu com a leitura de As Crônicas dos Kanes.

Boas Leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas