A Fúria e Aurora - Renée Ahdieh


Título: A Fúria e a Aurora
Título Original: The Opportunist
Autor (a): Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2016

Avaliação: ☆☆☆☆☆


Sinopse: "Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto."


Escrita: A escrita de Rennée é caracteristicamente límpida e explicativa. Ela consegue apresentar os pontos de sua história no momento certo e com uma certa calma. Mesmo sendo um enredo com uma cultura diferente da nossa, ela conseguiu abordar de forma clara e objetiva os costumes do povo deixando o livro rico em detalhes, sem interromper com a leitura.

Narrativa:  A narrativa de Rennée consegue segurar o leitor até o fim. Em muitos momentos vamos percebendo como estamos tão envolvidos  no mundo criado por ela de modo que  não queremos mais largar. Isso surge com o modo que a aurora consegue construir uma ligação entre leitor = história. Por exemplo, percebemos como é forte a presença de duas histórias, como os momentos de Sherazade e Khalid, que são pequenos núcleos de uma sub narrativa dentro da principal. Mesmo assim,  esses momentos não nos deixa confusos. 

Personagens: É importante salientar a presença tão marcante que os personagens de A Fúria e a Aurora possui. Em apenas poucos momentos conseguimos identificar cada personalidade  e assim ir  construindo ao longo do enredo. Outro ponto importante, são os efeitos de combinação entre sentimento do personagem e o ambiente. Por exemplo, os momentos entre Khalid e Sherazade, é feito um ambiente mais íntimo, ou nos momentos de Khalid vemos um ambiente respeitoso e sombrio.

Detalhes: O amor entre Khalid e Sherazade foi sendo construído na medida que o trama da história vai sendo abordado. Aos poucos vamos percebendo a semente desse sentimento crescendo, mas apesar disso, através de algumas atitudes o leitor pensa que tudo não passa de uma mentira. Assim a autora conseguiu esconder esses sentimentos, bem como todas as armadilhas que esse povo possui. Além disso, os elementos da cultura do povo e o do ambiente que a história ocorre, são bem explorados proporcionando  uma melhor imaginação.

Comentários

Postagens mais visitadas