Mitologia Nórdica de Neil Gaiman

Título: Mitologia Nórdica◂ Autor: Neil Gaiman  Editora: Intrínseca  Ano: 2018 Páginas: 288 Avaliação: ✰✰✰

O livro Mitologia Nórdica escrito pelo autor Neil Gaiman foi publicado no Brasil em 2018 pela editora Intrínseca. Esse livro narra acontecimentos dos deuses nórdicos em diversos momentos entre o nascimento do mundo ao fim da era vivida pelos mesmos.

Assim como descritos nas mitologias, o livro começa quando o mundo também surgiu. Gaiman relata detalhadamente como foi o surgimento dos mundos, dos seres vivos e também das primeiras civilizações. E também do fim da era para aqueles que nela habitam e novamente o surgimento de uma nova era para aqueles que ficam. É engraçado como dentro da própria história somos alertados a refletir se não estamos vivendo sob um tabuleiro sendo observados pelos deuses.



Tudo possui um sentido do por quê existe no universo, nada surge somente pelo meio acidental como muitos pensam. O livro traz bem isso, principalmente quando vamos percebendo que uma ação realizada no presente é o motivo de uma mudança acontecendo no futuro. Isso está bem claro, nos feitos dos deuses diantes as suas venturas, ou a consequência dos seus atos ou até mesmo a forma de sua personalidade pode alterar o futuro.

Outra questão bem perceptível dentro da narrativa são as personalidades dos deuses, sendo elas bem similar aos dos humanos. Por exemplo, a trapaça é algo que chama atenção no convívio dos deuses, pois ela está sempre presente nas façanhas. Neste caso, vemos como somos realmente semelhantes aos “nossos superiores”  e como eles possuem personalidades que parecem a de humanos.

Por fim, é uma ótima história e bem contada pelo autor. Outra questão que chama atenção neste livro foi o cuidado que a editora teve na edição. Uma ótima história em uma linda edição.

Comentários

Postagens mais visitadas